O fundador da NASCAR, Bill France, descreveu Lloyd Seay como "o melhor piloto de stock car que já viveu". Isso é um grande elogio do homem que organizou e nutriu as corridas de stock car para a grande produção que é hoje. É ainda mais notável considerar que Lloyd Seay jamais competiu em uma corrida da NASCAR. Ele foi assassinado oito anos antes da incorporação da NASCAR.
"Eu corri contra Lloyd antes da guerra", France disse em 1984. "Ele foi o melhor piloto que eu já vi, e eu vi todos eles."Seay nasceu nas montanhas do norte da Geórgia em 14 de dezembro de 1919. Um típico aventureiro, Seay cresceu nas pistas de terra, andando junto aos criminosos de sua vizinhança rural.
No início de sua adolescência, Seay se envolveu em transporte de whisky, transportando bebidas alcoólicas de um ponto a outro - normalmente com a polícia e agentes da Receita em perseguição. Seus feitos ao volante de um carro nas ruas sinuosas da Geórgia se tornaram lenda. "Ele estava no seu máximo sempre", disse Raymond Parks, um magnata dono de equipe antes e imediatamente após a guerra.
Os pilotos de stock car da época lidavam com emoções, desafiando a sanidade e a lógica. A habilidade de Seay de pilotar um carro no auge o tornou uma ameaça instantânea a vencer corridas, particularmente com o suporte de Parks e Red Vogt, o melhor mecânico do circuito. Com 18 anos, Seay entrou em sua primeira corrida em Lakewood Speedway em Atlanta - e prevaleceu. A ascensão de Seay ao estrelato foi meteórica; o sucesso era uma companhia constante. Ele sempre conseguia achar vitórias quando havia oportunidades.
Em 1941, Seay venceu três corridas de importância nacional. Na corrida de 24 de agosto em Daytona Beach, Seay foi de 15º à liderança na primeira volta. Ele passeou para a vitória, terminando quase uma volta à frente do segundo colocado, Joe Littlejohn. Seay, então, ganhou com facilidade em High Point, Carolina do Norte, no dia 31 de agosto.
Em seguida, Seay arrumou as malas e foi para sua casa em Atlanta para correr no evento anual em Lakewood Speedway no Dia do Trabalho, 1º de setembro. Seay largou muito atrás no grid, tendo perdido a qualificação enquanto estava na Carolina do Norte. Na 35ª volta, ele já estava na frente. Seay deixou o pelotão para trás para vencer sua terceira corrida em nove dias.
Apenas horas depois de receber as homenagens por vencer um dos prêmios mais cobiçados de stock car, Lloyd Seay foi morto a tiros por seu primo, Woodrow Anderson. De acordo com relatórios da polícia, os dois começaram a discutir por causa de um pouco de açúcar que Seay comprou no crédito de Anderson.
Raymond Parks, que admirava o jovem e havia lhe dado um carro rápido, criou uma lápide incomum para ficar em cima da sepultura de Seay. O famoso Ford Coupe #7 de Seay foi gravado em relevo e a janela do piloto foi esculpida. Uma foto de Seay, montada em um cubo de cristal, foi inserida em seu lugar.
Desconhecido atualmente, Lloyd Seay gerou emoção e mostrou aos fãs que as corridas de stock car eram simples, do jeito que ele pilotava um carro. O momento que ele ligava o carro no começo de uma corrida trazia o seu melhor, elegante e elétrico.
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