sábado, 29 de dezembro de 2012

Lendas da NASCAR: Fonty Flock

Uma figura marcante dos primeiros anos da NASCAR. Truman Fontello Flock era mais que um bem-sucedido piloto. Conhecido como Fonty, ele era inteligente, falava bem, e era um dos poucos pilotos da década de 1940 que se sentia à vontade com a mídia. Sempre engraçado e espirituoso, ele se conduzia admiravelmente e ajudou a NASCAR a se tornar uma mercadoria comercializável no seu início.
 
Na adolescência, Fonty aprimorou seus talentos em pistas de terra sob supervisão de seu irmão mais velho Bob. Quando ele tinha 20 anos em 1941, Flock era reconhecido como um dos melhores pilotos de stock car. Sua rápida ascensão ao status de elite o levou à categoria de Bill France.
 
Fonty foi coroado campeão do National Championship Stock Car Circuit de 1947, o precursor da NASCAR. Ele foi o vice-campeão da temporada da NASCAR de 1948 e ganhou o título da Modified em 1949. Durante os três primeiros anos que France sancionou corridas Modified, Flock venceu 34 de pouco mais de 100 que participou.
 
Quando a nova categoria Strictly Stock se tornou parte da NASCAR em 1949, Flock era, de novo, uma das figuras centrais. Ele foi o quinto no campeonato inaugural da Strictly Stock. Flock obteve sua primeira vitória na NASCAR Grand National (ex-Strictly Stock) em 1950 em Langhorne, em seguida teve sua melhor temporada em 1951. Conseguindo oito vitórias e 12 poles, Flock terminou a temporada em segundo muito perto de Herb Thomas, o campeão daquele ano.
 
Flock liderava a classificação e estava perto de vencer o campeonato em 1952 até fraturar o ombro em um acidente em Martinsville. Ele foi incapaz de largar na semana seguinte em Columbia, Carolina do Sul, e teve que ter a ajuda de Jack Smith em Atlanta. Segundo o sistema de pontos da NASCAR, pilotos "reservas" ganhavam pontos baseados no número de voltas que haviam pilotado. Quando Flock teve que liberar o carro para Smith, ele ganhou apenas uma parte dos pontos pelo sétimo lugar da dupla.
 
Fonty na Southern 500 de 1952. Sua roupa na corrida foi exatamente esta da foto.
Com o braço ainda imobilizado, Fonty pilotou na corrida seguinte com apenas um braço em Macon, Geórgia, e incrivelmente chegou em segundo. A vitória em Darlington o colocou de volta no top 5 da classificação. No fim da temporada, Fonty chegou em quarto na classificação.
 
Fonty saiu da NASCAR no início de 1954 e foi para uma categoria de stock car do Meio-Oeste. Ele voltou para a NASCAR em 1955 e venceu três corridas. Depois de 1955, Flock competiu apenas em alguns eventos. Venceu uma de sete corridas em 1956 e permaneceu inativo a maior parte de 1957.
 
Com a chegada da oitava Southern 500 no Dia do Trabalho em 1957, Herb Thomas ofereceu a Flock o seu Pontiac. Tendo vencido o evento em 1952, Flock aceitou a oferta, mas o asfalto abrasivo de Darlington tinha um trunfo.
 
Flock batalhou com o carro desajustado nas primeiras voltas. Na 28ª volta, o carro fugiu de seu controle e rodou na entrada da curva 3. Poucos segundos depois, Bobby Myers e Paul Goldsmith bateram forte no parado Flock. Flock e Goldsmith foram gravemente feridos. Bobby Myers morreu na hora.
 
Foi a última corrida para Fonty Flock. Ele anunciou sua aposentadoria da cama de um hospital.

Este é o acidente que matou Bobby Myers e encerrou a carreira de Fonty Flock.
 
Durante a sua carreira na Strictly Stock, Flock conseguiu números invejáveis. Ele foi reconhecido como o "campeão sem título" da NASCAR.

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