terça-feira, 4 de dezembro de 2012

1947-1949: O Nascimento da NASCAR: Parte 3

A primeira corrida oficial da NASCAR aconteceu em metade da pista de areia e rua de Daytona Beach em 15 de fevereiro de 1948. Cinquenta carros receberam a bandeira verde e mais da metade estavam fora na metade da prova. Red Byron assumiu a liderança com 16 voltas faltando e rumou para a vitória.
 
A temporada de 1948 da NASCAR consistiu em 52 etapas, cada uma acompanhada com drama e sua essência própria. Cupês de produção pré-guerra, conhecidos como "Modifieds", compunham cada grid de largada. As corridas so campeonato Modified foram realizadas em sete estados desde Birmingham, Alabama, até Langhorne, Pensilvânia. Quatorze pilotos diferentes venceram pelo menos uma etapa em uma variedade de pistas. Algumas pilotos mulheres, incluindo Sara Christian, Louise Smith, e Ethel Flock, competiram junto aos companheiros.
Imagem de uma prova da divisão Modified da NASCAR em 1948.
O rabugento veterano Robert "Red" Byron ganhou o campeonato de 1948 com 11 vitórias. Em uma batalha acirrada, Byron venceu Fonty Flock por apenas 37.75 pontos. O sistema de pontos inaugural da NASCAR incluía frações de pontos.
 
Byron, um atirador em perigosas batalhas aéreas durante a guerra, emergiu como a personificação do sonho americano. Herói de guerra condecorado, Byron havia ficado mais de dois anos em hospitais militares enquanto médicos tentavam mantê-lo vivo e reimplantar sua perna mutilada de volta. Ele voltou a correr depois da guerra, e incrivelmente, retomou os caminhos da vitória. O jornalista da NASCAR, Houston Lawing, descreveu Byron como "o veterano de guerra inválido".
Red Byron, o campeão da NASCAR de 1948.
Byron ficou atrás de Flock na maior parte do campeonato de 1948. Com uma arrancada no fim do campeonato, Byron venceu quatro das últimas sete corridas e não terminou pior do que segundo. Ele tirou a liderança de Flock com três etapas faltando. Byron e Flock chegaram em primeiro em segundo em cada uma das últimas três corridas, nas quais ambos subiram à ocasião. Os dois postulantes ao título, que coletivamente venceram metade das 52 corridas, tinham sido brilhantes e espetaculares durante a temporada. Byron ganhou $1250 em dinheiro de pós-temporada por vencer o primeiro campeonato da NASCAR enquanto Flock recebeu $600 como prêmio de vice-campeão.
 
Bill France e seus leais companheiros, operando em um trailer ambulante que também servia de escritório, administraram a exaustiva temporada de 52 etapas com poucos problemas. Os Modifieds eram imensamente bem-sucedidos, e France queria aproveitar a crescente popularidade. Ele apresentou planos para introduzir uma categoria Roadster em 1949. Os carros cortados e conversíveis eram o sonho da assertiva juventude americana. Talvez houvesse um interesse em corridas de Roadster em algum lugar fora da Califórnia.
 
Enquanto os Roadsters corriam em algumas pistas no começo de 1949, o público pagante mostrava apenas um interesse passageiro. Eles ainda se divertiam vendo os antigos sedans familiares pré-guerra competindo em ovais curtos. No fim da primavera de 1949, o campeonato Roadster fracassou, nunca deixando sua marca na NASCAR.

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