quinta-feira, 1 de novembro de 2012

NASCAR: Os Antecedentes - Parte 3

À medida que nos aproximávamos dos anos 1940, as corridas de stock car no sudeste dos EUA estavam muito desorganizadas. Não havia regras, e quase sempre os promotores fugiam levando o dinheiro da bilheteria. Para corrigir isso, precisava-se de alguma organização.
 
Bill France chamou a responsabilidade para si. Um piloto de mérito considerável, France se juntou aos pilotos viajantes em 1940 e começou a vencer corridas regularmente. Em julho, Bill venceu uma prova de 200 milhas em Fort Wayne, Indiana, a corrida mais importante da temporada de 1940. Ele também venceu em Daytona e foi o segundo em um grande evento em Langhorne. No fim do ano, France foi reconhecido como "Campeão Nacional de Corridas de Stock Car de 1940", embora não houvesse uma classificação oficial para documentar seu título.
 
Nas suas viagens, France também ganhou reputação por promover corridas. Um homem de inteligência excepcional e um grande senso de justiça, France absorveu o que os pilotos, equipes, oficiais, e o próprio esporte, precisavam para evoluir.

William Henry "Big Bill" Getty France (1909-1992), o criador e idealizador da NASCAR.
Os pilotos cruzaram o leste dos EUA em 1941, em um calendário exaustivo que incluía quatro corridas em Daytona promovidas por France. Perto do fim do ano, Lloyd Seay, então com 21 anos, estabelecia novos padrões na arte da velocidade. Ele venceu em Allentown, Pensilvânia; High Point, Carolina do Norte; Daytona Beach, Flórida; e Atlanta, Geórgia. Ele era doido, indisciplinado, e sempre espetacular. Mas depois da sua vitória em Atlanta, ele foi morto a tiros por seu próprio primo em uma disputa pelo controle do negócio de venda de "moonshine" (uma espécie de whisky branco com teor alcoólico de 95%, na época proibido nos EUA) da família. A maior estrela desse esporte relativamente novo tinha sido apagada.

Lloyd Seay (1919-1941), um dos pioneiros das corridas de stock car nos EUA.
Dentro de algumas semanas começou a Segunda Guerra Mundial, que trouxe uma pausa repentina ao automobilismo. Todos os recursos dos EUA tinham que ser enviados à guerra. Todos os eventos de corrida no país foram cancelados. Por quatro longos anos, os motores permaneceram desligados.

A primeira corrida de stock car pós-guerra aconteceu em 3 de setembro de 1945, no famoso Lakewood Speedway em Atlanta. Bill France foi o segundo atrás de Roy Hall, que estava tirando férias de seus habituais encarceramentos em prisões locais e federais.

Com o início da temporada de 1946, dúzias de "organizações de corridas" apareceram quase que da noite para o dia. France competia às vezes nas provas perigosas e poeirentas, mas pendurou os óculos no começo de 1946 para dedicar-se inteiramente a promover corridas. No final de 1946, Ed Samples foi declarado campeão nacional de stock car.

A natureza complexa das corridas de stock car estava em fluxo e o esporte estava prestes a mudar. Bill France seria o homem por trás dessa mudança.

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