Em meados de 1947, o visionário Bill France deu um passo decisivo anunciando a formação de um campeonato nacional (National Championship Stock Car Circuit), uma nova categoria para stock cars. France viu o potencial de uma categoria unificada e organizada. Afinal, a ação nos ovais de terra era emocionante de se assistir, com pilotos de óculos batalhando com seus carros na frente de milhares de fãs gritando. Os carros stock com seus motores modificados também estavam sendo olhados mais de perto. As corridas no Sudeste eram espetáculos emocionantes, mas era hora do esporte se expandir além do Sudeste.
France havia tentado falar com a American Automobile Association para incluir corridas de stock car em seu calendário de corridas. A AAA sancionava importantes corridas de fórmula desde o início do século XX, e era claramente a líder em organização de provas. Em troca dos seguros e da sanção da AAA, France queria conduzir uma categoria de stock car dentro da AAA. Porém, a AAA disse a France para desistir - stock cars nunca fariam uma categoria de automobilismo viável.
Despreocupado com a fria recepção da AAA ao que ele achava que era uma boa ideia, France continuou por si mesmo. O esporte estava se popularizando rapidamente nas pequenas cidades do Sul. Previsivelmente, uma dúzia de organizações de stock car surgiram do nada para participar da ação. Ao formar a NCSCC, completa com calendário de corridas, classificação por pontos e um livro de regras, Bill France se colocou um passo à frente da concorrência. A NCSCC seria uma categoria para stock cars americanos, e os primeiros no campeonato ganhariam prêmio em dinheiro. Mil dólares e um troféu eram prometidos ao campeão.
Apesar de um certo grau de ceticismo existir entre os pilotos - nenhum nunca tinha recebido a um prêmio em dinheiro - a maioria dos pilotos e donos de carro apoiaram a aposta corajosa de France. Eles queriam dar uma chance a esse esporte ultramoderno.
O NCSCC de France começou em janeiro de 1947 em Daytona Beach e acabou em Jacksonville em dezembro, tendo sancionado quase 40 corridas. O público na maioria das provas excedeu a capacidade e superou as expectativas do sempre otimista France. Os prêmios de pós-temporada foram pagos, pontos foram acumulados, e um campeão foi nomeado. Truman Fontello Flock, conhecido nas pistas por Fonty, conseguiu sete vitórias no caminho para uma apertada vitória sobre Ed Samples e Red Byron no campeonato. Fonty venceu 7 vezes em 24 corridas.
Justamente como havia prometido, Bill France pagou o prêmio após a temporada. Flock recebeu um grande troféu de 1.2 m e 1000 dólares. Um total de $3000 foi dividido entre os líderes. Promessas foram cumpridas - que raro para corridas de stock car!
Despreocupado com a fria recepção da AAA ao que ele achava que era uma boa ideia, France continuou por si mesmo. O esporte estava se popularizando rapidamente nas pequenas cidades do Sul. Previsivelmente, uma dúzia de organizações de stock car surgiram do nada para participar da ação. Ao formar a NCSCC, completa com calendário de corridas, classificação por pontos e um livro de regras, Bill France se colocou um passo à frente da concorrência. A NCSCC seria uma categoria para stock cars americanos, e os primeiros no campeonato ganhariam prêmio em dinheiro. Mil dólares e um troféu eram prometidos ao campeão.
Apesar de um certo grau de ceticismo existir entre os pilotos - nenhum nunca tinha recebido a um prêmio em dinheiro - a maioria dos pilotos e donos de carro apoiaram a aposta corajosa de France. Eles queriam dar uma chance a esse esporte ultramoderno.
Uma das provas da NCSCC em 1947. No carro #1 está Fonty Flock, no #15 Bill Snowden e no #14 Bob Flock. |
Justamente como havia prometido, Bill France pagou o prêmio após a temporada. Flock recebeu um grande troféu de 1.2 m e 1000 dólares. Um total de $3000 foi dividido entre os líderes. Promessas foram cumpridas - que raro para corridas de stock car!
Truman Fontello "Fonty" Flock, campeão da temporada da NCSCC de 1947. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário