sexta-feira, 23 de novembro de 2012

1947-1949: O Nascimento da NASCAR: Parte 2

Durante as últimas semanas da temporada de 1947, Bill France estava dizendo para operadores de pistas, pilotos, donos, e qualquer um interessado que um grande evento aconteceria em Daytona Beach em dezembro. Big Bill, um homem de forte vontade e convicções profundas, queria levar o esporte a um nível nacional, mas ele sabia que precisaria do suporte dos envolvidos. Ele recebeu todos no Hotel Streamline para uma série de reuniões que começou em 14 de dezembro de 1947.
 
Trinta e cinco homens subiram as escadas de madeira rangente até o último andar do hotel. À uma hora da tarde naquela tarde de domingo, France iniciou a "Primeira Convenção Anual do Campeonato Nacional de Stock Car". A reunião marcou o primeiro de quatro dias de seminários que determinariam os rumos que o esporte tomaria. Durante a primeira reunião, acredita-se que France disse: "Senhores, aqui mesmo entre o nosso grupo está o destino das corridas de stock car na nação hoje. Todos estamos interessados em uma coisa: melhorar as condições atuais."
 
Bill Tuthil, um promotor de corridas de Nova York, se tornou o braço direito de France, bem como o presidente das reuniões. Ao fim da maratona de quatro dias, France havia apontado comitês técnicos e de competição com todos os grupos - pilotos, mecânicos e donos - representados. Louis Jerome Vogt, o melhor mecânico da época, criou o nome da organização: National Association for Stock Car Auto Racing. Praticamente todos os pilotos renegados pareciam achar que a nova organização de France era uma boa ideia.
 
Um dos elementos mais importantes a surgir nas reuniões foi um plano de seguro e um fundo benevolente para pilotos feridos. Com a ajuda do advogado de Louis Ossinski, a NASCAR foi formada como uma empresa privada com France como presidente. E.G. "Cannonball" Baker, um piloto respeitado da década de 1920, foi apontado Comissário Nacional.
 
Esta foto, tirada em dezembro de 1947 em Daytona Beach, mostra as reuniões que premiaram o campeão daquele ano, Fonty Flock, e determinaram o rumo e o futuro da NASCAR.
A NASCAR também expandiu suas fronteiras para incluir operações no Nordeste e Meio-Oeste, formando um par de campeonatos regionais fora do Sul. Houston Lawing foi apontado diretor publicitário da NASCAR, e sua máquina de escrever se tornou uma peça importante nas viagens pelos EUA.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

1947-1949: O Nascimento da NASCAR: Parte 1

Em meados de 1947, o visionário Bill France deu um passo decisivo anunciando a formação de um campeonato nacional (National Championship Stock Car Circuit), uma nova categoria para stock cars. France viu o potencial de uma categoria unificada e organizada. Afinal, a ação nos ovais de terra era emocionante de se assistir, com pilotos de óculos batalhando com seus carros na frente de milhares de fãs gritando. Os carros stock com seus motores modificados também estavam sendo olhados mais de perto. As corridas no Sudeste eram espetáculos emocionantes, mas era hora do esporte se expandir além do Sudeste.
 
France havia tentado falar com a American Automobile Association para incluir corridas de stock car em seu calendário de corridas. A AAA sancionava importantes corridas de fórmula desde o início do século XX, e era claramente a líder em organização de provas. Em troca dos seguros e da sanção da AAA, France queria conduzir uma categoria de stock car dentro da AAA. Porém, a AAA disse a France para desistir - stock cars nunca fariam uma categoria de automobilismo viável.

Despreocupado com a fria recepção da AAA ao que ele achava que era uma boa ideia, France continuou por si mesmo. O esporte estava se popularizando rapidamente nas pequenas cidades do Sul. Previsivelmente, uma dúzia de organizações de stock car surgiram do nada para participar da ação. Ao formar a NCSCC, completa com calendário de corridas, classificação por pontos e um livro de regras, Bill France se colocou um passo à frente da concorrência. A NCSCC seria uma categoria para stock cars americanos, e os primeiros no campeonato ganhariam prêmio em dinheiro. Mil dólares e um troféu eram prometidos ao campeão.

Apesar de um certo grau de ceticismo existir entre os pilotos - nenhum nunca tinha recebido a um prêmio em dinheiro - a maioria dos pilotos e donos de carro apoiaram a aposta corajosa de France. Eles queriam dar uma chance a esse esporte ultramoderno.

Uma das provas da NCSCC em 1947. No carro #1 está Fonty Flock, no #15 Bill Snowden e no #14 Bob Flock.
O NCSCC de France começou em janeiro de 1947 em Daytona Beach e acabou em Jacksonville em dezembro, tendo sancionado quase 40 corridas. O público na maioria das provas excedeu a capacidade e superou as expectativas do sempre otimista France. Os prêmios de pós-temporada foram pagos, pontos foram acumulados, e um campeão foi nomeado. Truman Fontello Flock, conhecido nas pistas por Fonty, conseguiu sete vitórias no caminho para uma apertada vitória sobre Ed Samples e Red Byron no campeonato. Fonty venceu 7 vezes em 24 corridas.

Justamente como havia prometido, Bill France pagou o prêmio após a temporada. Flock recebeu um grande troféu de 1.2 m e 1000 dólares. Um total de $3000 foi dividido entre os líderes. Promessas foram cumpridas - que raro para corridas de stock car!
 
Truman Fontello "Fonty" Flock, campeão da temporada da NCSCC de 1947.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

NASCAR: Os Antecedentes - Parte 3

À medida que nos aproximávamos dos anos 1940, as corridas de stock car no sudeste dos EUA estavam muito desorganizadas. Não havia regras, e quase sempre os promotores fugiam levando o dinheiro da bilheteria. Para corrigir isso, precisava-se de alguma organização.
 
Bill France chamou a responsabilidade para si. Um piloto de mérito considerável, France se juntou aos pilotos viajantes em 1940 e começou a vencer corridas regularmente. Em julho, Bill venceu uma prova de 200 milhas em Fort Wayne, Indiana, a corrida mais importante da temporada de 1940. Ele também venceu em Daytona e foi o segundo em um grande evento em Langhorne. No fim do ano, France foi reconhecido como "Campeão Nacional de Corridas de Stock Car de 1940", embora não houvesse uma classificação oficial para documentar seu título.
 
Nas suas viagens, France também ganhou reputação por promover corridas. Um homem de inteligência excepcional e um grande senso de justiça, France absorveu o que os pilotos, equipes, oficiais, e o próprio esporte, precisavam para evoluir.

William Henry "Big Bill" Getty France (1909-1992), o criador e idealizador da NASCAR.
Os pilotos cruzaram o leste dos EUA em 1941, em um calendário exaustivo que incluía quatro corridas em Daytona promovidas por France. Perto do fim do ano, Lloyd Seay, então com 21 anos, estabelecia novos padrões na arte da velocidade. Ele venceu em Allentown, Pensilvânia; High Point, Carolina do Norte; Daytona Beach, Flórida; e Atlanta, Geórgia. Ele era doido, indisciplinado, e sempre espetacular. Mas depois da sua vitória em Atlanta, ele foi morto a tiros por seu próprio primo em uma disputa pelo controle do negócio de venda de "moonshine" (uma espécie de whisky branco com teor alcoólico de 95%, na época proibido nos EUA) da família. A maior estrela desse esporte relativamente novo tinha sido apagada.

Lloyd Seay (1919-1941), um dos pioneiros das corridas de stock car nos EUA.
Dentro de algumas semanas começou a Segunda Guerra Mundial, que trouxe uma pausa repentina ao automobilismo. Todos os recursos dos EUA tinham que ser enviados à guerra. Todos os eventos de corrida no país foram cancelados. Por quatro longos anos, os motores permaneceram desligados.

A primeira corrida de stock car pós-guerra aconteceu em 3 de setembro de 1945, no famoso Lakewood Speedway em Atlanta. Bill France foi o segundo atrás de Roy Hall, que estava tirando férias de seus habituais encarceramentos em prisões locais e federais.

Com o início da temporada de 1946, dúzias de "organizações de corridas" apareceram quase que da noite para o dia. France competia às vezes nas provas perigosas e poeirentas, mas pendurou os óculos no começo de 1946 para dedicar-se inteiramente a promover corridas. No final de 1946, Ed Samples foi declarado campeão nacional de stock car.

A natureza complexa das corridas de stock car estava em fluxo e o esporte estava prestes a mudar. Bill France seria o homem por trás dessa mudança.